Minha lista de blogs

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O CÂNCER E O PERDÃO

                                    
Que assunto difícil de se falar...mas como tem sido um tema de reflexão contínuo na minha cabeça, resolvi com vcs compartilhar (ou desabafar?rs)
Ouvi de muita gente que ter câncer é falta de perdão! (Sim, ouvi, quis matar mas.....)
É pode ser realmente, rancor, tristeza, abuso psicológico,falta de perdão, isso tudo desencadeia um câncer, o estado emocional desencadeia e todo mundo sabe, e eu confesso que tenho um coração que nunca soube lidar bem com o perdão...e já passei por decepções com muita gente...(será queu sou uma pessoa ruim? começei a pensar assim...).
Eu não sei explicar o que acontece, um pouco é do gênio, essência,  de personalidade a dificuldade de perdoar, assumo que muitas vezes disse perdoar só de boca pra fora...mas no fundo, tomo birra, aversão a pessoa...
Muitas pessoas podem receber cuspida na cara, falta de educação, grosseria, humilhação e simplesmente perdoar a pessoa e continuar convivendo ou até mesmo colocar uma pedra por cima como se tivesse tido amnésia.
Infelizmente eu não sou assim...sofro, lembro, fico remoendo...mas nunca desejei mal a ninguem...e nem perante a situaçao que vivo pensei "fulano ou ciclano que mereciam, não eu..."
Sou boca dura, sempre fui...tenho coração de pedra pro perdão...mas eu sou humana...e é aquela coisa né? Cada um sabe o doce e o amargo de ser o que é...e até mais...quem sofre é que sabe o que sofreu...isso é indiscutível...
Então falo por mim e por muitas pessoas que convivem com um câncer, qualquer outra doença, ou ate mesmo uma situação mais dificil...NÃO ESTAMOS EM HORA DE SER COBRADOS E MUITO MENOS DE OUVIR O QUE SE DEVE FAZER (como perdoar, relevar, passar por cima...).
Eu falo e repito, Estou dodói mas não estou burra, sei o que cada pessoa me dá e sim, lembro também o que já recebi...ingrata não sou, mas burra e cega também não, e muito menos tenho amnésia.
Tenho trabalhado o perdão em mim, mas não por causa do câncer, nem relacionando o perdão a cura... mas por minha causa, pela minha alma, pro meu bem estar..e como esse momento é de reflexão também...tenho reflletido muito sobre isso....
Mas contudo aprendi, se sou boa ou não, se mereçi ou não, se tô pagando ou não, isso sou eu e quem julga é Deus concordam???
O que interessa é que eu sei que mesmo com minhas dificuldades humanas eu estou feliz...
E que perdoar é importante lógico, mas reconhecer os próprios defeitos também é uma dádiva.
Desculpem-me o desabafo, não foi pra alfinetar e muito menos ofender alguém...
Um beijoo a todos
Ah, e me perdoem né? (tô aprendendo rsrs)

14 comentários:

Unknown disse...

Oi Queridona!!!
Não tenho nada q te perdoar! ao contrário,aprendi muito aqui com vc e tbm estou pensativa...

Lendo sua postagem lembrei d eminha ma~e q tbm é assim,de guardar rancor. Eu nao guardo,mas isto não quer dizer q sou santa,boaziha! rs acho q depende da situação e de como feito...acho q está certíssima! Cada um sabe onde dói o calo! rs

mas tbm acho importante este exercício do perdão.Estamos em constante aprendizado. erramos/aprendemos e vamos em frente! tente ter o coração mais limpo! Só vai fazer bem a vc mesmo!!! evamos todos juntos neste exercício do perdão contínuo!


Bjs
saúde e paz

Rosaina

Dani Vieira disse...

Então Flor, um assunto que dá muito pano pra manga, rsrsr.
Tenho um pouco disso também, e tento me superar sempre (superar meu lado ruim), pois como vc mesmo disse, temos dois lados, todos sem excessão.
Sabe, 'quase' sempre que vejo os defeitos alheios... penso, ela também teu seu lado bom, preciso focar neste lado e não no outro, mas, que coisa difícil é por isso na prática.
Li numa reportagem do padre reginaldo manzotti, não sei se vc conhece... em que ele fala sobre isso e uma frase me chamou atenção...
Sozinhos não conseguimos, mas com a ajuda de Deus, sim, conseguimos...
ele quis dizer que nós meros seres humanos somos incapazes de perdoar de revelar sem a ajuda de Deus e sabe que é verdade...
Ame o seu próximo como a ti mesmo, endendo que ele não se refere ao mesmo amor que sentimos por familiares, etc., creio que ele queira dizer que devemos respeito, porque são humanos assim como nós e que não somos melhores ou piores que ninguém, somos únicos.
Nossa falei demais, mas enfim, somos todos assim... e temos que tentar nos superar sempre... levar mais em conta a oração do pai nosso.
Mas concordo com você, o único que pode julgar nossa atitude é Deus e é pra ele e por ele que tentamos ser humanos melhores...
Beijocas Flor, se cuide!

Tami Fonseca Sousa disse...

Parabéns por reconhecer suas imperfeições e aceitá-las,perdoar de coração realmente não é muito fácil,falo por mim.
Amei seu texto(desabafo)muito verdadeiro.

Bjinhuxx carinhosos.

♥ TAMI ♥

fernanda disse...

Flor sabe que eu tb ouvi isso várias vezes em relação ao perdão e ao cancer e confesso que sou uma pessoa bem rancorosa.....
Eu tento, faço um esforço danado, mas se alguém me magoa de verdade, não consigo perdoar.... preciso aprender a praticar mais isso.

E como sempre seus posts me fazem refletir!!

Vamos tentar perdoar amiga!!!
hehehe

bjooo
Fer

Aline Sabes disse...

Adorei seu texto!
Já ouvi falar sim que câncer é falta de perdão. Perdi até uma pessoa muito importante por causa dessa doença e ela era sim uma pessoa que carregou muitas mágoas e decepções na vida, mais eu acho que o que levou a sua morte foi ela ter se entregado a doença e não a falta de perdão. Então continue com essa postura sempre positiva e confiante que você vai ficar boa e aos poucos aprende a perdoar! Eu também sou parecida com você e sei como é difícil perdoar, tem muita coisa que aconteceu comigo que não esqueço e nem perdoo mais como você estou aprendendo a perdoar!

Beijos

Bina disse...

Oi Amiga
Estava lendo seu desabafo e pensando, que ja ouvi varias vezes isso, e naum é só por pessoas julgando ou sei la o que, muitas pessoas que tem experiencias com Deus, que trabalham o lado espiritual das pessoas, tem notado isso.
Mas sabe que o cancer não é a unica, a depressão é mais forte ainda em relação ao perdão.Falo por experiência própria na minha familia,minha mãe e minha tia, muito triste isso sabe....perdi minha tia,e minha mãe quase foi também...por causa da depressão.
Eu sou uma pessoa tranquila no perdão, mas minha mãe, meus deus como é dificil, guarda muitas magoas, muito rancor, é dificil viu.Eu sempre falei e falo pra minha mãe" MÃE O PERDÃO É A CHAVE DE TUDO"

Não acho que pra todos é assim, pode ter enes motivos.
Mas eu creio amiga que pra tudo Deus tem um porque, é bom que você esteja reflitindo sobre isso, pede ajuda pra Deus que ele nos ajuda amiga.
Se todos fizessem isso, muitos se libertariam em tempo pra continuarem a serem felizes.Mas ja vi pessoas, que mesmo doentes, ficam piores, mais amargos, dai não tem a vitória de Deus na vida né.
Amiga conte comigo sempre...beijosssss.

Anônimo disse...

Ei, linda! Que aprendizado, hein? Todos nós estamos muito felizes pela sua decisão de "abrir o seu coração" que já era maravilhoso e, agora, excepcional! Você está vencendo essa fase com entusiasmo e muito amor.
A maior virtude humana é saber agradecer...Obrigada pelo nosso encontro.
Parabéns pelas palavras!
Amamos vc....muiiiito.
Beijos.
Nininha Garcia

Maria Dias disse...

Oi...

Vc é de leão e leão é assim mesmo(orgulhoso) mas tb é justo.
Mas cada um é o q é e dependendo do caso não é tão fácil perdoar assim... mas claro, se podemos melhorar como seres humanos pq não tentar? Eu como gosto da doutrina espírita, sempre ouvia esta história de perdão como se eu não fosse tao capaz,pq Jesus disse q temos q perdoar 70 vezes 7 e não só 7 vezes... Pq sempre ouvi dizer q se te baterem em um lado da face devemos dar o outro lado...E no fundo eu tb não sou assim,até q um dia escutei algo q tinha mais a ver comigo:Uma vez escutei q eu posso perdoar,mas perdoar não quer dizer q vai tudo continuar como era antes, não,perdoar é desejar o bem de coração, perdoar é esquecer o q foi feito e não ficar mais remoendo e gastando a energia com aquela pessoa, sim, eu posso perdoar mas dependendo do caso e da pessoa q cada um vá por uma estrada.Entende?Vc não precisa perdoar e ficar na mesma como se nada tivesse acontecido.Perdoar de coração é não ter rancor...Não desejar o mal,não torcer contra,não ficar feliz quando o outro se der mal(pq claro, todas as pessoas q fazem o mal vão ter o retorno mesmo)o perdoar na verdade liberta e trás a paz pra quem perdoa o perdoar é algo de dentro. É muito bom perdoar...Mas sei tb q nao é fácil(dependendo do caso). Sim, tente perdoar mais e se liberte das mágoas,principalmente coisinhas bobas q nem de longe merecem a nossa atenção.E o câncer não é um castigo.De jeito nenhum.

Beijocas

Maria

Myriam R. G. Nogueira disse...

tb to passando por essas reflexões amiga...Deus te mostrará a razão de tudo e não as pessoas q gostam de apontar os erros dos outros...bjbj

Anônimo disse...

Ai guria!!!! q coisa séria o q vc escreveu... acho q pode ter a ver sim, mas assim, como vamos saber se perdoamos mesmo? Falar da boca pra fora é facil, até fingir pra pessoa q magoou qe ta td bem, mas e lá no íntimo, como esqecer?? como n lembrar? como nao chorar de tristeza? como nao sentir raiva? Creio que isso nao cabe a nós, só Deus, atraves da oração, pode curar nosso coração, só Ele...
Tenha um lindo e abençoado dia querida.

Tere.

Anônimo disse...

Ola querida Isis, a dias queria vim aqui te ver mais meu tempo ta bem corrido, mais depois de le este post não podia deixa de comenta, sou bem estremossa fez comigo fez, não revido não dou o troco , mais esquecer não esquece. Ja se fez algo que me agradou pode ter certeza que srei grata pra eternidade.Essa historia de que o que passou passou é demais pra mim , voce pinta e borda faz picadinha da outra pessoa e depois vem com a cara lisa e nem desculpas pede e ahc que ta tudo bem, comigo essa não cola se fez ta feito e não ha nada que possa apaga. Agora também não fico remoendo não , mais sempre que vejo a pessoa lembro do que me fez, pois e´a vida é assim, mais como voce disse eu também to me trabalhando e apreendo a ser mais maleavel, pro meu proprio bem, bjs querida e saiba que rezo por voce. Sou catolica e nos meus terços voce esta sempre nas minhas intenções.

Cissa Branco disse...

Amiga,

concordo com vc que na hora que estamos fragilizados não precisamos ouvir certas coisas, mas nem todo mundo entende, o perdão assim como o reconhecimento do ser é um processo de amadurecimento, de descobrimento, cada um tem o seu, no seu ritmo e por suas motivações. Não se cobre por uma postura que alguém disse que deveria ter, seja verdadeira com vc e com seus sentimentos, faça o que o seu coração mandar.
Grandes beijos

Kátia Gama disse...

Acho que nunca me identifiquei tanto com um post seu como esse. Já ouvi tanta besteira.. a principal é que não devemos guardar as raivas porque isso se transforma em cancer.. a vontade foi de gritar.. não minha filha isso se transforma em gastrite! Sabemos que foi uma infelicidade o cancer nos pegar mas acho que também sabemos que nada acontece a toa e que só passamos por aquilo e conseguimos suportar.
Hoje somos MUITO mais fortes que todas essas pessoas ignorantes!

construção da katy disse...

Minha linda é bom saber que vc está mudando, não porque alguém falou ou comentou, mais por seu coraçãozinho querer e sentir necessidade de perdoar, eu tenho certeza que não tem nada a ver a doença com o perdão , conheço pessoas que tiveram câncer e nunca ofenderam uma mosca, ou deixou de perdoar pelo contrário ensinava a perdoar, , nunca vamos entender o porque das coisas aconteceram conosco, eu tive dois anos de síndrome do panico, e ninguém percebia porque eu só vivia sorrindo e brincando com todos, mas por dentro só eu e Deus sabíamos o que se passava no meu coração, e Deus me ajudou a vencer, e vc já é uma vencedora.

Beijão minha linda.